Cola Resumos Arquivo


A Rússia Versus Israel

quinta-feira, 13 de março de 2008

Universidades federais aderem ao prograva que pode elevar o número de vagas a 1 milhão

Para mais resumos: use a chave de busca, canto superior esquerdo do blog.

Amanda Cieglinski
Agência Brasil


Brasília - Os reitores das 53 universidades federais assinaram hoje (13), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, o termo de adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais (Reuni). O programa prevê investimento de R$ 2 bilhões nas universidades até 2012, para projetos de infra-estrutura, contratação de recursos humanos e criação de novos cursos. Com isso, o número de vagas oferecidas atualmente nessas instituições para cursos de graduação presencial deverá passar de 653 mil para 1.082.239 dentro de quatro anos. Nos cursos noturnos, esse número deve subir de 134 mil para 227 mil no mesmo período.
Na solenidade, Lula assinou também projeto de lei, que foi encaminhado ao Congresso Nacional, criando cerca de 50 mil cargos efetivos e comissionados nas universidades federais. Desses, 16 mil são para professores, segundo informou o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior (Andifes), Arquimedes Ciloni.
O ministro Fernando Haddad informou que o projeto de lei precisa ser aprovado no Congresso até 15 de abril para que as novas vagas sejam criadas ainda neste ano. “Se for aprovado até essa data, vamos poder autorizar, pelo [Ministério do] Planejamento, todos os concursos. Os cargos vão ser providos antes do final do prazo eleitoral, que é 30 de junho, e aí nós poderemos fazer os processos seletivos dos alunos para o segundo semestre de 2008.”
O Reuni faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado em 2007. Apesar de a adesão ao programa ter sido formalizada hoje, em dezembro passado, o Ministério da Educação já havia liberado R$ 250 milhões para as universidades.

Sites parceiros:
Tabernaculo da Vida
casa das raizes
Top Blog
Avivamento Gospel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

RSS Resumos