Cola Resumos Arquivo


A Rússia Versus Israel

quinta-feira, 13 de março de 2008

Tensão Pôe em risco integração sul-americana, adverte professor

Para mais resumos: use chave de busca, canto superor esquerdo do blog.

Categoria: Artigo
Autor: Mylena Fiori
Fonte: Agência Brasil

Brasília - Mesmo com a resolução aprovada na última semana pela Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a crise entre Colômbia e Equador ter evitado o confronto armado, a tensão na região põe em risco a integração dos países sul-americanos.A afirmação foi feita pelo do professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) Tullo Vigevani, especialista em questões relacionadas à América do Sul, em entrevista à Radio Nacional na última semana.
De acordo com Vigevani, o acordo firmado na OEA diminui as tensões, mas não acaba com a instabilidade e problemas internos desses países, como é o caso do Bloco Andino, formado por Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
“O Bloco Andino está profundamento minado por essas contradições entre os países da região, ainda que a liberdade de comércio entre [eles] continue funcionando.”
O conflito entre Colômbia e Equador começou sábado (1º) quando membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram mortos pelo Exército da Colômbia em uma operação militar realizada em território equatoriano. Durante a incursão das tropas colombianas, o porta-voz e número dois no comando da guerrilha, Raúl Reyes, foi morto.
Para o especialista, a resolução da OEA só não garante a paz efetivamente porque o problema do narcotráfico vai continuar. “A América do Sul, e alguns países como a Colômbia, têm que encontrar um caminho para a solução de seus problemas.

Quem lê este artigo, também lê:
O mundo perdido
Garoto ressucita na Finlândia

Sites Parceiros:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

RSS Resumos