Cola Resumos Arquivo


A Rússia Versus Israel

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Biografia Clarice Lispector



  

Conheça mais sobre o Autor (a) : Clarice Lispector

Romancista, novelista e contista brasileira nascida em Tchetchenillk, na Ucrânia, uma das mais importantes vozes da literatura brasileira. Os Lispector emigraram da Rússia para o Brasil no ano seguinte, e fixaram-se em Recife, onde a escritora passou a infância.
Com 12 anos e já órfã de mãe, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde terminou sua educação secundária. Ingressou no curso de direito, começou a colaborar em jornais cariocas e casou-se com um colega de faculdade (1943). Diplomada em direito (1944), publicou sua primeira obra, Perto do coração selvagem (1944), e seguiu o marido, diplomata de carreira, ficando fora do Brasil por quinze anos, dedicando-se exclusivamente a escrever.
Com o casamento desfeito, voltou ao Brasil (1960) e a morar no Rio de Janeiro. Representou o Brasil no Congresso Mundial de Bruxaria, na Colômbia (1976). Com câncer generalizado morreu em dezembro do ano seguinte, na véspera de seu aniversário, em plena atividade literária e gozando de indiscutível prestígio. Além de escrever literatura infantil, em seus romances a autora seguia uma linha introspectiva, voltada sempre para os conflitos do ser, numa linguagem dramática, mas ao mesmo tempo clássica, tensa e contida.
Escreveu ainda outros livros de romances, contos e crônicas como O lustre (1946), A cidade sitiada (1949), A maçã no escuro (1961), A paixão segundo G.H. (1964), Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (1969), A hora da estrela (1977), Laços de família (1960), A legião estrangeira (1964),Felicidade clandestina (1971), A imitação da rosa (1973), A via crucis do corpo (1974) e o póstumo A bela e a fera (1979).


Fonte: Resumos de Livros


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

RSS Resumos